Home Dicas MANUAL SIMPLIFICADO DO GPS ETREX (amarelinho)

Pesquise no site


Designed by:
MANUAL SIMPLIFICADO DO GPS ETREX (amarelinho) Imprimir E-mail

O GPS tem 5 botões, a seguir identificados por função:
1) À direita em baixo, LIGA/DESLIGA o GPS e também ACENDE/APAGA LUZ.
2) À direita em cima, ROLA PÁGINAS.
3) À esquerda em baixo, ENTER (é o mais importante porque CONFIRMA as ações que aparecerem na telinha).                                   

4) À esquerda no meio, ROLA o cursor PARA BAIXO (DOWN).
5) À esquerda em cima, ROLA o cursor PARA CIMA (UP).

Nomes (em inglês) de cada página do Menu:
Mark (marca) faz o registro inicial de novos pontos (Way Points).
WayPoint (estoque de marcas, pontos ou lugares) mostra o que já está no cadastro de “endereços”.
Route (rota) é o conjunto de pontos que liga um local ao outro, com um máximo de 50 pontos.
Tracks (trilhas) são os passos efetivamente percorridos com o aparelho ligado. Independe da vontade do Operador. Permite depois voltar pelo mesmo traçado, com mínima margem de erro (5 metros +-).
Setup (altera a configuração dos navegadores e do sistema).

FONTE DE ALIMENTAÇÃO:

Usa 2 pilhas recarregáveis ou 2 pilhas alcalinas, com duração aproximada de 20 horas, variável se usar muita luz ou a opção de contraste da tela de LCD estiver muito forte.

COMO USAR OS BOTÕES:
Depois de ligado (botão 1), dê um tempinho (ao ar livre) para que ele capture contato com um mínimo de 3 satélites (são 24 no mundo, 12 de cada lado do Globo).
Use o botão 2 para selecionar páginas (Satélite, Mapa, Ponto com Bússola, e Menu).

CONTEÚDO DAS PÁGINAS:
Satélite: mostra quantos contatos efetivos estão disponíveis
Mapa: mostra uma flecha com o Norte, mas esta indicação só é válida quando o GPS estiver EM MOVIMENTO porque ele não é com bússola magnética. Também mostra um bonequinho (você) caminhando pela trilha e o nome de cada Way Point naquela amplitude, que pode ser minimizada até 50 metros de foco ou ampliada até 1.200 km de raio (equivalente à medida tracejada no rodapé do GPS). Exemplo: !30km!.
Ponto com Bússola: quando em movimento, mostra o NORTE corretamente e orienta o Operador a manter a flecha sempre na direção superior do GPS. Importante: o aparelho deve sempre estar de frente para a direção do movimento.

Leitura correta durante a navegação:
Em cima:
Nome ou nr. Do WAypoint selecionado.
Quilometragem e Tempo faltante para chegar lá.

Em baixo:
Podem ser selecionados pelos botões 4 ou 5: SPEED (velocidade corrente), TRIP ODOMETER (odômetro do percurso já feito), TRIP TIME (tempo utilizado), SUNSET (hora do poente naquele lugar), SUNRISE (nascente do Sol), LOCATION (coordenadas de localização naquele momento. Foi aí que o Padre “morreu”), ELEVATION (altitude ou elevação em relação ao nível do mar naquele local), BEARING (grau de desvio do rumo), HEADING (grau de bússola desejado), MAX SPEED (velocidade máxima alcançada durante a viagem), AVERAGE SPPED (velocidade média. É “burra” porque considera junto o tempo parado).

Menu:
Selecione a função pelos botões 4 ou 5 e depois, dê ENTER (tecla 3) para abrir.
Mark: se ali for o local desejado, dê novo ENTER (tecla 3) e o ponto será batizado por um número seqüencial de 001 a 500. Querendo rebatizar, use os botões 4ou 5 para rolar até o número. Dê novo ENTER e se abrirá a opção de “escrever” um nome ou alfanumérico. Use as teclas 4 ou 5 para localizar o dígito correto e depois, ENTER nele. Repita até completar a palavra certa (limite de SEIS dígitos).
Querendo impostar um Way Point distante dali, faça a mesma coisa com todos os dados daquela função (figura (dispensável), número ou nome, elevação (dispensável), Coordenadas S (Sul) grau, minuto segundo e W (Oeste) grau, minuto e segundo.
Conclua com um ENTER (tecla 3) no OK e aquele novo registro irá para a página Way Points.
Way Points: role com os botões 4 ou 5, dando ENTER para mudar de coluna e novo ENTER para selecionar o ponto procurado.
Review Waypoint: (rever o ponto). Role com botões 4 ou 5 e depois dê ENTER para:
PROJECT (projetar distância). A volta é com o botão nr. 2 (rola páginas).
GOTO (ir para)
MAP (mostra aquele ponto e os mais próximos dele, dentro da amplitude selecionada. Também informa a distância até o ponto selecionado).
DELETE (deleta) para exclusão daquele ponto.
(nome ou nr.) pode ser rebatizado.
ÍCONE: pode ser mudado.
Route: (Rota) só pode ser montada com os WayPoints cadastrados. “pense” a seqüência da viagem e depois colete um a um, sem furar a ordem (até 50 pontos). Quanto mais pontos, mais precisa a previsão de tempo e de distância a percorrer. Use ENTER para abrir, mais um ENTER para inserir ou excluir. Selecione no “arquivão” rolando os botões 4 ou 5 e dê ENTER para confirmar a seleção.
Tracks: (Trilhas) marca os detalhes de cada viagem. Melhor salvar a cada 3 horas, porque senão perde o “passado” e entra novo percurso, quanto alcançados 99% da memória. É ótimo para retornar pelo mesmo caminho, usando TRACKBACK (retornar) e selecionando BEGIN (início) ou END (fim) da trilha demarcada na tela. Dê ENTER e se abrirá o NAVEGADOR (tela Mapa). Se usar DELETE, perderá aquela trilha. Se selecionar CLEAR, perderá todas as trilhas registradas.
SETUP (para definir parâmetros de uso do aparelho):
Time fuso horário (Brasília – 3 horas)
Display regula o tempo de manutenção da luz acessa a cada toque no teclado, somente se já estiver ativada pelo botão nr. 1 (ideal manter em 15 segundos e à noite, permanente) e, também, regula o contraste do LCD.
Units Unidades métricas: metro, milha terrestre (Statute ou 1.609 mts.) ou milha náutica (nó marítimo ou 1.852 mts.).
Interface para conectar ao micro (é dispensável, pois “pega” em qualquer posição)
System para ajustar o consumo das baterias (econômica, normal ou demo). Também mostra a versão do software (no caso, 2.14).

ALGUNS “MACETES” PARA OTIMIZAR SEU USO:

Está perdido? Ligue o GPS, aguarde contato com no mínimo 3 satélites, vá ao MENU e selecione WAYPOINTS. Role o botão 4 para baixo até o NEAREST, dê ENTER para o aparelho mostrar os 12 pontos mais próximos dali, em ordem de distância.
Apertou DELETE ALL? Vai abrir a telinha perguntando sequer realmente DELETAR TUDO. Diga NO (não).
Quer marcar um ponto, na pressa? Vá ao MENU e selecione MARK. Dê dois ENTER seguidos, olhe o número do WayPoint e depois, com calma, rebatize aquele ponto.
Quer medir distâncias entre dois pontos? Se um for seu ponto do momento, selecione o outro no MENU – WayPoints. Vai abrir a tela Review Waypoint. Selecione e dê ENTER no GOTO (ir para). Se forem outros pontos distantes dali, vá ao MENU – Route, insira os dois e proceda a Navegação Virtual, clicando em FOLLOW (Seguir) e dando ENTER sobre um dos pontos.
Quer usar a ROTA para a volta também? Basta inverter a seleção em FOLLOW, no MENU – Route. Lembre que a projeção de ROTA é mais falha porque considera sempre linha reta entre dois pontos.
Quer maior precisão, na volta? Utilize a Trilha (Track), cuja Seta informará com 15 segundos de antecedência a nova direção a tomar, além de informar também tempo e distância faltantes.
Qual a margem de erro do GPS? Varia em função do número e posição dos satélites ativos. De 5 a 70 metros, dependendo da localização do aparelho. Quanto mais “céu aberto”, melhor.
Quer “zerar” um trajeto percorrido? Role o botão nr. 2 até o Ponto com Bússola, dê ENTER e confirme RESET para cada opção apresentada.
Quer inserir WayPoints de cidades, sem ir lá para marcar? Acesse o site www.aondefica.com e selecione Latitude e Longitude. Vai aparecer a Coordenada do Centro, geralmente endereço da Prefeitura. Ex: Sabará – MG Latitude -20 08`51” e Longitude -044 18`43”. De “lambuja”, aparece o Mapa Rodoviário da região.
Quer fazer ZOOM da tela TRACK? Role com os botões 4 ou 5.
Quer transferir tudo para seu micro? Adquira um cabo SERIAL. Os modelos GPS mais recentes já vêm com versão em Português e cabo USB, para uso também em Notebook.
Quer “jogar” tudo em cima do GOOGLE EARTH? Descarregue o GPS no micro, selecione tudo e depois, abra Exibir – Visão 3D no Google Earth.
Qual o melhor Programa para uso no micro ou no Laptop? O TRACKMAKER dá conta do recado para várias marcas de GPS. Faça Download no site www.gpstm.com, gratuitamente.

Outras Informações:
Alguns ds novos modelos são mais sofisticados, com USB, medidor de Pressão Barométrica, Mapas, visor colorido, memória para 1.000 WayPoints, Rota de 100 a 250 pontos, nome dos pontos com 10 dígitos, etc.etc., porém, as pilhas não suportam mais do que 12 horas para mante-lo “vivo” com um banco de dados tão grande.